16 de out. de 2014

Feng Shui - Conheça a técnica que arruma a sua casa e harmoniza a sua vida


Ninguém sabe dizer exatamente quando se iniciou a prática do Feng Shui. 

Mas há milhares de anos a técnica do Feng Shui era utilizada pelo povo do Oriente, tanto para aprimorar o ambiente onde se vivia e harmonizar a família como também para viver em sintonia com a terra.

A tradição do Feng Shui está comprometida com a qualidade de vida, o bem-estar, a sintonia da pessoa com o espaço que a cerca e com a localização harmoniosa de cada ambiente.

Essa receita de sabedoria ambiental, diz que, à medida que esta energia é ampliada em nível de ambiente, a energia Chi do ser humano também se desenvolve da mesma forma, promovendo saúde, felicidade e boa fortuna.

O objetivo do Feng Shui é favorecer o fluxo livre e harmônico do Chi da terra, do mesmo modo que a acupuntura o faz, harmonizando o fluxo energético em nível de meridianos no organismo.

O propósito do Feng Shui é canalizar, equilibrar e aumentar a energia Chi do ambiente, para que haja uma influência positiva sobre as pessoas, promovendo a saúde, felicidade e prosperidade daqueles que estiverem interagindo com o ambiente.

Para conseguir isso, o Feng Shui utiliza da Filosofia Oriental, envolvendo os conceitos do equilíbrio das polaridades opostas Yin e Yang, a teoria dos cinco elementos (fogo / água / metal / madeira / terra), entre outros.

Esses conceitos explicam que, assim como nossos corpos, o Planeta Terra também possui uma energia vital que corre sobre sua superfície; essa energia vital planetária interage com os seres vivos e com os diversos ambientes existentes, proporcionando a energização necessária para que a vida floresça em todos os seus aspectos.

Se essa energia não circular adequadamente sobre os ambientes (naturais ou criados pelo homem), isso causará danos nesses locais e em todos os seres vivos que estiverem sob sua influência energética.

Por esse motivo, os antigos Chineses perceberam que a energia dos ambientes influenciava a saúde do ser humano, e também os outros aspectos da vida diária, tais como a prosperidade e os relacionamentos.

Como nossas características pessoais são influenciadas diretamente pelo ambiente que nos rodeia, é necessário que o uso correto das cores, das formas, dos materiais, a disposição da mobília e do espaço, nos leve de encontro à harmonia necessária para que possamos viver com uma melhor qualidade de vida.

Por isso, o Feng Shui também utiliza a reorganização dos cômodos do ambiente (se for necessário), pois um móvel posicionado de forma desfavorável impedirá a livre circulação do Chi e qualquer coisa que impeça seu fluxo livre pelos aposentos irá gerar uma estagnação ou um vazio energético, acarretando problemas para quem utiliza este ambiente.
Atualmente vários empreendimentos de porte (Coca-Cola, e a rede de lanchonetes McDonald’s) já constroem seus prédios seguindo os conceitos do Feng Shui, a fim de conseguirem um maior  rendimento de seus funcionários devido a constatação de que :

-   Em um ambiente preparado de forma harmoniosa; as pessoas terão um aumento de todas as suas capacidades físicas, emocionais e mentais, estando preparadas para responder com velocidade e destreza à todos os estímulos externos que se apresentarem.

Melhorar o ambiente é a proposta do Feng Shui; seu diagnóstico energético pode revelar a causa de problemas em qualquer área do ambiente e pode ser aplicado em qualquer lugar, seja em uma residência ou no local de trabalho, criando a harmonia necessária para o desenvolvimento saudável de todos os aspectos de nossa vida.




Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.

Texto publicado http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/feng-shui-6.html


Nenhum comentário: