16 de out. de 2014

Baguá - Entenda o elemento usado pelo feng shui



08.04.2010

Baguá

Explicando o Baguá


O Ba-guá é um octógono composto de oito trigramas do I Ching ao seu redor, juntamente com o símbolo do Tao (Yin e Yang) no seu centro.


 

Cada um dos oito lados do Baguá está relacionado à um aspecto da vida, que são os seguintes:
  • trabalho (ou carreira),
  • espiritualidade (ou conhecimento),
  • família,
  • prosperidade,
  • sucesso (ou fama),
  • relacionamentos (sociedades),
  • criatividade-filhos,
  • amigos-viagens (ou benfeitores) e
  • o centro, representando a saúde.
Considerado a ferramenta principal do Feng Shui do Chapéu Preto, o seu uso  possibilita a análise da residência para propor a harmonização dos ambientes.

Essa figura pode ser aplicada em um terreno, em uma indústria, em uma casa ou apartamento.

Posicionado sobre a planta baixa, analisamos os cômodos e detectamos os locais onde devemos providenciar as curas energéticas para distribuir e estabilizar as energias positivas das áreas de uma casa.
 
Quando ocorre desequilíbrio em algum dos 9 setores, podemos (e devemos) re-equilibrar e ativar a área em questão através do uso de objetos e de cores que harmonizem a  circulação da energia do local.

Nascemos e recebemos da FAMÍLIA a estrutura básica para nos desenvolvermos, adquirimos CONHECIMENTO e ESPIRITUALIDADE e exteriorizamos através da CARREIRA/TRABALHO, com os AMIGOS, nas VIAGENS.

Nos RELACIONAMENTOS/CASAMENTO aflora a CRIATIVIDADE, temos FILHOS nos realizamos socialmente e como pessoa, conseguindo o tão almejado SUCESSO e a conseqüente ABUNDÂNCIA/PROSPERIDADE. Que não acontece se não existir a SAÚDE!!

O Feng Shui potencializa esses aspectos dentro do ambiente com a correta harmonização e direcionamento da energia, proporcionando o mesmo efeito sobre as pessoas que habitam e/ou trabalham no local.
Mas, de nada adiantaria fazermos curas e estímulos em uma casa sem cuidados com a limpeza e organização.
Estaríamos apenas maquiando uma circunstância, sem obter os benefícios da estabilidade proporcionada pela preparação da energia.

A casa é um organismo vivo e suas áreas correspondem a partes de nosso corpo, responsáveis pela condução da energia vital.


É necessário reduzir o entulho, (temos a tendência de guardar recordações juntamente com as “lembrancinhas”) pois ele distorce o fluxo da energia.

Locais com muita sucata, papeis,livros velhos, tendem a estagnar a energia.

Na prática, existem diversas maneiras de curar os ambientes, de forma que possam se tornar locais ideais para se viver e trabalhar sob o ponto de vista energético.

Algumas soluções estão na utilização de determinados objetos decorativos em locais específicos, para que aspectos de prosperidade, saúde, sucesso e harmonia sejam ativados.

Essas curas ou soluções são chamadas de Ferramentas Clássicas ou as nove curas básicas e são utilizadas para fortalecer, tratar, estabilizar e equilibrar a energia nos ambientes.



São os espelhos, cristais, sinos de vento, fontes de água, quadros com paisagens inspiradoras ou naturais, aquários, animais domésticos, plantas, móbiles, objetos coloridos, iluminação, etc. Esses elementos funcionam como lembretes ao inconsciente da harmonia da natureza e da nossa essência divina.

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.
Publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/bagua.html

Nenhum comentário: