26 de jun. de 2013

Ponto PC6 - Acupuntura, Do-in, Moxa

O ponto PC6  - Pericárdio 6 também conhecido como Neiguan (nome Chinês), passagem interna (tradução Inglês), está localizado no interior do punho.  
É cerca de duas larguras do dedão (2 cuns) acima da prega do punho, entre os tendões palmar longo e flexor radial do carpo (ver imagem abaixo).
Quando agulhado, esse ponto (PC6) pode produzir um choque semelhante sensação suave que se estende para baixo nos dedos. Isso geralmente desaparece após o de qi inicial, mas muitas pessoas relatam sentir uma sensação de vibração contínua, enquanto a agulha é mantida. Isto acontece por que o nervo mediano está diretamente abaixo desse local. 
 
O ponto PC6 (Pericárdio 6) é o ponto escolhido por duas razões principais: náuseas e área de desconforto no peito (aspectos emocionais).

A função mais conhecida desse ponto é aliviar náuseas.
O PC6 (Pericárdio 6) é apropriado para todos os tipos de náuseas, causadas pela doença de movimento, gravidez, estresse, ansiedade e intoxicação alimentar.
É também utilizado para náuseas como um efeito colateral da quimioterapia e da radioterapia, um dos poucos casos em que a medicina ocidental geralmente admite a acupuntura como sendo eficaz. O PC6 (Pericárdio 6) está incluído em muitos dos ensaios clínicos que olham para acupuntura para este uso.
Por causa de sua capacidade de acalmar o estômago, esse ponto também é usado quando alguém se queixa de vômito, soluços excessivos ou borborigmo (estômago barulhento), dor abdominal ou  distensão.
O PC6 (Pericárdio 6) é um ponto de fácil acesso para aplicar o Do-in, o que o torna muito útil para aqueles momentos desconfortáveis ​​quando seu estômago começa a girar em público.  
Basta aplicar uma pressão firme na área acima de seu pulso.  
Para se certificar de que você estará tendo resultado, coloque todo o seu polegar em toda a largura do pulso interno, apoiando a parte de trás do pulso com os outros dedos.

A outra indicação para o PC¨(Pericárdio 6) é a dor ou aperto no peito, incluindo palpitações cardíacas, falta de ar, e os sentimentos de nervosismo.
 
Antes de irmos adiante, vamos ser claros:  
Se você tem dor no peito, sua primeira parada deve ser no Cardiologista ou Pronto-Socorro e não no acupunturista
Só depois que os problemas cardíacos são descartados  você pode começar a pensar sobre o PC6 ( Pericárdio 6) como uma terapia para os sintomas na área do peito.
O meridiano do Pericárdio começa no peito, com o primeiro ponto do meridiano saindo do lado de fora do mamilo (ver imagem à esquerda).  
Os pontos que caem mais abaixo do canal são usadas para afetar a extremidade inicial do canal. O ponto PC6 (Pericárdio 6) é considerado o ponto mais forte ao longo do canal do Pericárdio para influenciar a região do peito.
Este é um ponto bastante utilizado para reduzir a ansiedade, quando é acompanhada por palpitações ou falta de ar.
Apertando o ponto PC6 (Pericárdio 6)  ao fazer algumas respirações profundas me ajudou a passar por alguns momentos de tensão.
O PC6 (Pericárdio 6) por ter efeito sobre a ansiedade também faz com que seja um ponto popular para reduzir a insônia. 
A Insônia na acupuntura é geralmente considerada como um desequilíbrio no sistema do Coração, e o canal do Pericárdio afeta indiretamente as doenças do coração.
Uma vez que muitas pessoas têm insônia devido à ansiedade, o ponto PC6 (Pericárdio 6) é uma escolha sensata.
Tente isso da próxima vez que você estiver tentando dormir.

By Sara Calabro (http://acutakehealth.com/why-are-you-doing-that-point-pericardium-6)

Nenhum comentário: