25 de jun. de 2013

Do-in - Aprenda esta técnica milenar chinesa que alivia as dores de cabeça

03.05.2010

Do-in

.

Acupressão, também chamada de Do-in quando a própria pessoa se aplica e Shiatsu quando uma pessoa faz em outra, é uma técnica de cura muito antiga que se originou na China. Hoje, essa técnica terapêutica ganhou reconhecimento em todo o mundo através da Medicina Alternativa atuando em uma gama de doenças.
Sendo uma antiga técnica de cura, a acupressão granjeou imensa popularidade e aceitação em todo o mundo, proporcionando alívio nas diversas condições de saúde. É frequentemente considerada como uma variação da técnica de acupuntura, pois se baseia nos mesmos princípios.
A acupressão e a acupuntura trabalham estimulando determinados pontos de pressão específicos localizados em diferentes regiões do corpo. A estimulação desses pontos de pressão é usada para melhorar a resposta do corpo a uma série de condições de saúde. A única diferença entre ambos é que, em acupuntura, os pontos são estimulados com a ajuda de agulhas, enquanto que na acupressão, os dedos, cotovelos ou alguns dispositivos especiais, como bolas de acupressão e tapetes, são utilizados para esta finalidade.
De acordo com as antigas práticas chinesas de acupressão e acupuntura, há mais de mil pontos de pressão em nosso corpo, que estão localizados nos meridianos. Meridianos são linhas imaginárias através das quais o fluxo de energia vital circula. Qualquer obstrução a esse fluxo é associada com diferentes doenças. Assim, a estimulação dos pontos de acupuntura pode melhorar o fluxo de energia através dos meridianos e assim fornecer alívio a diversas doenças, incluindo as dores de cabeça.
A dor de cabeça pode ser um sintoma presente em numerosos problemas de saúde e também pode ser associada com tensão, estresse e fadiga.
A acupressão pode proporcionar alívio significativo à dor de cabeça, estimulando determinados pontos específicos, chamados VB20, IG4 e F3.

O ponto VB20 está localizado na base do crânio. A estimulação desse ponto pode aliviar a dor sentida na região das têmporas e nos lados da cabeça. Você pode aplicar pressão direta sobre este ponto com o dedo durante 2 ou 3 minutos ou massagear a área gentilmente.
 

O ponto IG4 está localizado na depressão entre o polegar e o dedo indicador. Use o polegar da outra mão para pressionar este ponto por cerca de 2 a 3 minutos. Em seguida, massageie suavemente a área com movimentos suaves em direção ao punho por mais 2 minutos. Este ponto pode ser muito eficaz também para dor de dente e sinusite.
É preciso também tomar cuidado para não estimular alguns pontos em determinadas condições, como, por exemplo, o IG4 não deve ser estimulado em mulheres grávidas, pois a estimulação deste ponto é conhecida por induzir as contrações uterinas e, consequentemente, pode levar ao parto prematuro.

O ponto F3 está localizado no pé, entre o dedão e o 2º dedo. A estimulação deste ponto pode aliviar a dor atrás dos olhos.



Além destes pontos, a pressão ou massagem suave nas têmporas, e nos cantos internos das sobrancelhas também pode proporcionar alívio da dor.


Outro ponto de pressão eficaz é aquele entre ambas as sobrancelhas e a ponta do nariz. Você pode sentir uma ligeira depressão nessa área. Massageie este ponto pressionando para cima por cerca de 1 a 2 minutos.

É aconselhável seguir a orientação de um profissional em acupressão ou acupuntura para ajudá-lo a localizar os pontos na primeira vez.
Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/do-in-1.html

Nenhum comentário: