16 de out. de 2011

A energia nas terapias orientais

O princípio fundamental da medicina tradicional chinesa é o Chi ou Ki.
Chi é o nome dado à energia vital e sua distribuição e fluxo, determinam a saúde e estados de doença.
Esta energia vital, flui através de uma série de canais que percorrem a superfície do corpo e são chamados de meridianos, onde são detectados pontos sensíveis com funções específicas e utilizados por diversos métodos tais como a punção com agulha (acupuntura), aquecimento moxa (moxabustão), massagem (shiatsu ou do-in) e exercícios terapêuticos (chi-kung, tai-chi) podendo exercer ações terapêuticas e reguladoras.
A Medicina Tradicional Chinesa vê a energia como fonte de todas as coisas e as 5 primeiras condensações são observadas nos cinco elementos da natureza: fogo, ar (metal), madeira, água e terra.
Esses 5 elementos ou movimentos de energia são gerados e destruídos alternadamente compondo o fluxo e a criação de um equilíbrio dinâmico que se manifesta como uma condição de saúde ou de uma doença em particular.
Os órgãos e vísceras do ser humano, não só estão relacionados a cada um dos meridianos, mas também com cada um dos cinco elementos ou movimentos de energia. Compreender as leis que governam o fluxo de energia, permitem a compreensão do sintoma no paciente e sua doença para o tratamento adequado.
Existem também fulcros energéticos - pontos de alto tráfego de energia que funcionam como central de controle e distribuição de energia - chamados chakras (roda) que estão localizados na linha média do corpo, sendo quatro deles por trás da coluna, um na coroa , outro na base da coluna vertebral (no períneo) e outro, entre as sobrancelhas.
Cada um deles possui funções específicas e seus desequilíbrios manifestam-se com sintomas diversos.


TExto de Juan José Lopera - Médico e terapeuta (Sintergética, Terapia e Cura)
Retirado e traduzido de enbuenasmanos.com

Curso de Do-in - Auto-massagem - Turma programada para uma manhã de sábado - das 09:00 as 12:00 horas - no Espaço d'Luz e Paz que fica no Tatuapé, na Rua Euclides Pacheco, 1957

Interessados enviar sugestão de data para meu e-mail - mirhyamcanto@uol.com.br 

Grupo mínino de 5 participantes.


curso com Apostila e certificado

Nenhum comentário: