10 de mai. de 2010

Beba água!!!!

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.

A seguir, reproduziremos um caso relatado pelo Dr. Ícaro Alves Alcântara - Médico docente da disciplina SEMIOLOGIA do UNICEUB - Centro Universitário de Brasília.


Há cerca de um ano, atendi no HFA uma senhora dos seus "30 anos” com uma ENXAQUECA bastante comum: Cefaleia (Dor de Cabeça).

A paciente relatava que já havia passado por otorrinos, oftalmos, neuros, clínicos gerais e até endocrinologistas, com as prescrições dos mais diversos tratamentos e a presunção de várias hipóteses diagnósticas, sem qualquer melhora.

Entretanto, durante sua consulta, entre várias perguntas habituais, questionei o quanto de ÁGUA ela bebia por dia e de que forma (ou seja, com qual periodicidade).

A mesma afirmou que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite.

Após várias outras perguntas, suspendi todos os medicamentos e disse-lhe que ela precisava apenas TOMAR ÁGUA adequadamente.


Um tanto quanto descrente, ela voltou para casa.

Após apenas uma semana, retornou contando que não sentia mais dores de cabeça, que os seus intestinos funcionavam melhor e que a sua disposição havia melhorado.


Milagre?


Não, todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.

Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si.

O próprio corpo humano é constituído em 70% POR ÁGUA que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece e transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia...


Preconiza-se a ingestão de um copo de 200ml de água por hora enquanto estiver acordado.

Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.

E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.

Estudos mostram que o estomago tem a capacidade de armazenar apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".

Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes das refeições, para não prejudicar a digestão.

Se você ainda não se convenceu, observe os sintomas causados pela falta de água em seu organismo:

Cabelos - falta de vitalidade;

Couro cabeludo - descamação;

Concentração - distúrbios;

Sono e Memória – com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso" e de circulação mais lenta;

Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas - que com a baixa de umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções: conjuntivites; sinusites; bronquites;

pneumonias;

queda e enfraquecimento dos pêlos;

baixa produção de saliva;

distúrbios no aproveitamento adequado;

lesões da pele - com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local;

vitaminas e sais minerais - com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;

É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente.

Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor.

Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.

Mais problemas ocasionados por falta de água:

Respiração dificil, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;

Obstipação e por vezes, sangramento retal (devido ás fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);

Impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.


Mecanismo da sede:

O mecanismo da sede é tão débil que com freqüência 37% das pessoas confunde-a com fome?

Uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em cerca de 3%.

Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95% dos casos de dieta de emagrecimento, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

A falta de água no metabolismo é a causa nº 1 da fadiga diurna.

Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia, poderá aliviar significativamente as dores lombares e das articulações em 80% das pessoas com estes problemas.

Um decréscimo no teor de água no corpo de apenas 2%, pode causar perda momentânea de memória, dificultades com os cálculos básicos e problemas de focalização da vista no monitor do computador ou sobre uma página impressa!

Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de cancer:

- do colon em cerca de 45%

- de mama em cerca de 79% e

- da bexiga em cerca de 50%.

Você está bebendo a devida quantidade de água diariamente?


Texto recebido pór e-mail

Nenhum comentário: