23 de mar. de 2010

Dormir é fundamental


Conheça 15 motivos que fazem do sono um aliado 
para você ter uma pele de pêssego e um organismo saudável

Por Patricia Boccia (copiado do site: http://corpoacorpo.uol.com.br/ )


Não há como quantificar um sono saudável.
O que se sabe é que quando ficamos mais devagar durante o dia é indício de que descansamos pouco.
Para saber a quantas anda a qualidade da sua noite, preste atenção em como seu cotidiano se desenvolve - se consegue realizar as tarefas sem dificuldade de concentração e com agilidade de raciocínio.
Os especialistas dizem que um adulto jovem necessita de oito horas de repouso.
No entanto, isso não é uma regra.
Existem pessoas que se sentem bem com um tempo menor e outras que precisam de muito mais (até dez horas!).
Aqueles que relaxam apenas cinco ou seis horas devem ficar atentos aos sinais de irritação, sonolência, mau humor, falta de atenção e redução da capacidade de decisão.
Se essas situações acontecerem é prova de que a dose de sono está sendo insuficiente.
Já quem dorme mais de oito horas tem de observar se esse longo período na cama não atrapalha o sossego da próxima noite, ou seja, se não faz você ir deitar muito tarde, o que desequilibra o organismo.

Agora, saiba o que uma noite bem dormida pode fazer por sua beleza e saúde.

1- Jovem por mais tempo
Quando adormecemos, o cérebro envia um comando para que a glândula hipófise produza vários hormônios.
Um dos mais importantes é o GH, do crescimento.
"Na infância ele age no desenvolvimento, mas na fase adulta a sua principal função é a renovação celular dos órgãos, inclusive a da pele, o que desencadeia um rejuvenescimento natural", explica a neuropediatra Márcia Pradella Hallinan (SP).

2- Pele limpa e livre de acne
Uma noite tranquila equilibra a produção de cortisol - hormônio que faz as glândulas sebáceas trabalharem em níveis normais.
"Se essa substância se mantém controlada, a derme gera menos oleosidade e, consequentemente, há menos risco de surgirem cravos e espinhas", diz a dermatologista Lígia Kogos (SP).

3- Diabetes passando longe
Não dormir direito inibe a produção de insulina - hormônio que equilibra os níveis de glicose no sangue - e eleva a quantidade de cortisol, que descompensa a glicemia.
O efeito é mais açúcar e mais chances de desenvolver a doença.
Pesquisa feita pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, demonstrou que quem dormiu apenas quatro horas por noite numa semana teve níveis glicêmicos parecidos aos dos diabéticos.

4-Estrutura muscular tonificada
Durante o período de descanso a produção acelerada do hormônio do crescimento regenera possíveis microlesões das fibras musculares, que podem ser ocasionadas por exercícios físicos. Além disso, tonifica os músculos, melhorando sua definição e potencializando os resultados da malhação.

5- Apetite sob controle

A leptina, hormônio que controla a saciedade, é fabricada no repouso.
Pessoas que não descansan direito a produzem em menor quantidade.
Resultado: uma fome desenfreada de dia.
"Dá para compensar a comilança se dormir bem depois, já que o hormônio do crescimento, que aumenta com o sono, queima gordura", esclarece a endocrinologista Regeane Trabulsi (SP).

6- Trabalhos mais bem realizados
Exames médicos de mapeamento cerebral mostram que um jovem que não dorme bem rende menos na execução de tarefas.
Tudo por causa da queda no consumo de energia das regiões frontais do intelecto - área que responde por planejar e realizar atividades.

7- Coordenação motora superafinada
Repousar pouco interfere na velocidade dos reflexos.
Já imaginou fazer aquela aula de step com os movimentos desordenados?
"O corpo trabalha como se estivesse em câmera lenta", revela Luciano Ribeiro Pinto, neurologista do Instituto do Sono da Universidade de São Paulo.

8- Criatividade para dar e vender
Recente pesquisa publicada na revista científica americana Nature analisou 66 voluntários entre 20 e 30 anos.
Todos foram submetidos a um teste matemático de soma e subtração com regras que eles desconheciam.
Metade dos pesquisados fez o exame de manhã, depois de dormir oito horas, e o restante concluiu somente no final da tarde.
O resultado foi surpreendente: 80% dos que se apresentaram descansados conseguiram êxito, mostrando excelentes soluções e visível rapidez.

9- Memória a toda prova
O sono é fundamental para uma boa memória e para o aprendizado de um modo geral.
Ao longo do dia recebemos centenas de referências e armazenamos tudo em um compartimento do cérebro chamado hipocampo.
"Os dados ficam guardados provisoriamente", afirma Flávio Alóe, neurologista do Centro de Sono do Hospital das Clínicas (SP).
Quando dormimos, todo o "material" que fez parte de novos aprendizados é transferido para uma outra região - o lobo frontal. Lá é arquivado para ser lembrado somente quando for necessário.
Com as pessoas que descansam pouco as informações não são fixadas na memória e, por mais que elas recebam novas mensagens, não conseguem guardá-las.

10 - Bem estar em dia e garantido
Quando dormimos desaceleramos a utilização de diversos neurotransmissores do sistema nervoso, como a serotonina e a dopamina.
Essas substâncias são responsáveis pelo equilíbrio emocional, que gera satisfação física e mental - e necessitam desse tempo de "recarregamento".
Por isso que quem não repousa muito já levanta da cama irritado e mal-humorado, com o pé esquerdo.

11- Estado de atenção em alerta
Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, analisou pessoas que estavam sem dormir por mais de 19 horas.
Todas se submeteram a exames de atenção e constatou-se que cometiam os mesmos erros que aquelas com até 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque!
Ou seja, ficou comprovado que o cansaço diminuiu totalmente o poder de concentração.

12- Rosto com saúde
O excesso de hormônio cortisol, desencadeado pela falta de descanso, torna-se um perigo para os vasos sanguíneos, pois para se proteger do fluxo dessa substância eles acabam se contraindo e elevando a pressão arterial.
Esse mecanismo chamado vasoconstrição se reflete na face, que fica aparentemente abatida, deixando evidente que você passou a noite em claro.
Além disso, é durante o sono que o corpo aproveita para fazer uma higiene interna e se livrar de toxinas (impurezas que são absorvidas no decorrer do dia juntamente com a poluição e a alimentação).

13- Ossos muito fortes
Cerca de 80% do hormônio do crescimento é originado quando dormimos profundamente.
Nos adultos, esse montante beneficia diretamente os ossos.
É que a fabricação de osteoblastos (as principais células que formam a estrutura óssea) se intensifica.

14- Estresse bem a distância
A alteração hormonal do cortisol, provocada pela falta adequada de repouso, dá a sensação de estar vivendo sob alta tensão.
O problema é que o prejuízo vem a longo prazo: predisposição a doenças e maior desgaste emocional.
Em compensação, o sono dos justos serve para reduzir as doses excessivas desse hormônio e combater a ansiedade e o estresse.

15- Resistência contra gripe e cia.
Quando adormecemos, o corpo produz uma intensa quantidade de anticorpos que protegem contra infecções e enfermidades.
Se você fecha os olhos por um curto período de tempo ou acorda várias vezes, interrompendo o ciclo normal do repouso, acaba impedindo a atuação dos glóbulos brancos responsáveis pela imunidade.
Em estudos feitos com grupos de pessoas portadoras do vírus do herpes, foi constatado que a noite maldormida detona o problema, pois a lesão teima em aparecer quando a imunidade baixa a guarda.

Por fim:

Só vá para a cama quando sentir sono - isso evita a ansiedade provocada por não conseguir dormir

Dispense alimentos pesados no jantar: o estômago cheio dificulta o relaxamento e um repouso tranquilo


PS: com acupuntura se consegue bom resultados no tratamento da insônia... e com o RESCUE SLEEP - Florais de Bach Originais também!!

Nenhum comentário: